Para quem está buscando uma oportunidade de trabalho, deve saber que ter um bom currículo é imprescindível para melhorar as chances de conquistar a vaga desejada.
Boa parte dos processos de seleção atualmente, são iniciados pela internet onde o candidato preenche suas informações em um formulário na página da empresa e anexa o seu currículo no formato pdf ou doc/docx durante o seu cadastro, porém, quando o candidato é convocado para uma entrevista, normalmente espera-se que ele esteja portando o seu currículo atualizado. Mas ainda existem empresas que preferem receber o currículo em papel.
Pensando em ajudar aqueles que não sabem como fazer o seu currículo ou querem melhorar o que já fizeram, destacamos algumas dicas que podem fazer a diferença na hora do processo seletivo.
Dicas para Elaborar um Bom Currículo
1-Comece com informações pessoais e de contato precisas e atualizadas, incluindo seu nome, endereço, telefone e e-mail para que o recrutador possa identificar o candidato e entrar em contato se necessário achar. É interessante incluir também o endereço de suas redes sociais, principalmente o Linkedin, que é uma rede mais profissional. Não é necessário colocar número de documentos. Evite usar e-mails de contato que não passem seriedade e profissionalismo (Ex.: gatinha2018@, gatopreto@, omelhor20@ e etc…). Utilize se possível o email com o seu nome.
2-Insira a seguir, um objetivo profissional, onde você deve indicar o cargo que deseja ocupar e a área em que quer trabalhar. O recomendado é que essa informação seja igual ao cargo anunciado na vaga anunciada, aumentando as chances do seu currículo ser selecionado na primeira triagem
3-Adicione um resumo profissional, com uma breve descrição pessoal que descreva resumidamente suas habilidades e experiência relevante para a posição desejada. Nesta parte, não aconselhamos utilizar termos adjetivos, tais como “Sou pontual”, “Sou proativo”, “Sou interessado” e etc…
4-Descreva aqui a sua experiência profissional de forma cronológica inversa (Inciando com a experiência mais recente), incluindo os nomes das empresas, uma breve descrição da empresa, cargo ocupado e períodos trabalhados (Data de início e Fim), além de descrever as atividades desempenhadas e os resultados alcançados.
5-Insira as informações da sua formação acadêmica(Da mais recente cursada para a mais antiga). Coloque a sua formação, o nome da instituição de ensino e o período cursado. Destaque também, se for o caso, e principalmente se tiver ligação com a área da vaga pretendida, cursos de formação técnica.
6-Destaque suas habilidades relevantes, incluindo as técnicas e programas que você é capaz de usar.
7-Adicione qualquer experiência voluntária ou projetos relevantes.
8-Cuide da aparência do seu currículo. Utilize uma fonte (Tipo de letra do editor de texto) legível e profissional. Certifique-se de revisar o currículo para garantir que não haja erros de ortografia ou gramática. Coloque em negrito os tópicos mais importantes, para chamar atenção, mas sem exageros. Só coloque foto se for solicitado “Currículo com foto” caso contrário não utilize.
9- Relacione os cursos complementares que tenha concluído, sempre informando a instituição que ministrou, e o período cursado.
10-Faça o currículo adaptável para a vaga que está se candidatando, evitando citar experiências e informações que não façam sentido para a vaga/cargo pretendido.
11-Não adicione nomes de contatos e/ou referências de outras pessoas no seu currículo, pois esta prática não é mais utilizada.
Para mais conteúdos sobre Dicas de Carreira no site do Portal Profissão e Negócios, clique aqui.
Créditos:
Imagem de Drazen Zigic no Freepik.